O lançamento oficial ocorreu durante o 16° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, em Foz do Iguaçu, no dia 02/09, quinta-feira, às 16:30 na sala Brasil - Vejamos o Prefácio, aqui do autor.
Prefácio
Acredite se quiser: eu conheci o Robson a distância, via (e no) Moodle, e há muito pouco tempo. Quando fui convidado em 2009 pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) para coordenar o 7º Seminário Nacional Abed de Educação a Distância (Senaed), que deveria ser realizado totalmente on-line pela primeira vez, deu tilt! Aceitei o desafio (com menos de dois meses para organizar e colocar tudo em prática) e, ainda por cima, decidi usar várias ferramentas e plataformas no evento, mas com uma condição: só aceitar aqueles que eu acreditasse que funcionariam, já que não tínhamos tempo para testar nada. Como você pode imaginar, muita gente se ofereceu com o Moodle debaixo dos braços. Afinal, hoje todo mundo se diz moodlista, como há algum tempo todo mundo se diz construtivista.
Num primeiro momento, desconfiei do Robson, assim como de todos os especialistas em Moodle. Mas ele foi persistente, modesto e trabalhador. Aos poucos, então, fui me sentindo à vontade e hoje tenho um amigo que admiro muito. Tivemos mais de 2 mil participantes no Senaed, e apenas nas atividades realizadas no Moodle da ABED, tivemos 643 participantes. Isso mesmo, 643 pessoas de todo o Brasil participaram de atividades interativas de educação a distância no Moodle em 2009, organizadas pelo Robson.
Tal feito já o qualifica como um autor com credibilidade para escrever sobre esse ambiente de aprendizagem, mas não é só isso. Robson é um especialista em ferramentas da web 2.0, um educador com senso de mercado, um visionário. Você perceberá que o livro é, às vezes, um pouco técnico, com várias imagens e quadros, mas isso faz parte da visão do Robson, a visão de como você deve se aproximar e dominar esse ambiente virtual de aprendizagem que conquistou não apenas o Brasil, mas todo o mundo.
Técnicos no Moodle há vários e professores e alunos que o usaram com sucesso, sem dúvida bem mais. Mas a proposta deste livro não é essa. Ao lê-lo, você terá vários insights de como utilizar o Moodle em EaD, com seus alunos, para montar cursos, educar e construir.
Há poucos livros disponíveis sobre o uso do Moodle em educação, mas este é especial. É escrito por um educador que sabe como usar a tecnologia a favor dos educadores. Você já ouviu falar do ICT-TPCK? Começou como PCK (pedagogy, content, knowledge ou pedagogia, conteúdo e conhecimento) sobre um assunto. Posteriormente, acrescentou-se o T de Technology (tecnologia). Recentemente, Angeli e Valanides deixaram claro que o T deveria ser ligado a ICT (information and communication technology ou tecnologia da informação e da comunicação). É isso o que você encontrará aqui: uma combinação de pedagogia, tecnologias (da comunicação e da informação) e conteúdo. Um caminho. Um futuro.
Depois desses encontros virtuais, deparei-me com o Robson em Manaus. Passamos um dia inteiro juntos com o Marco Silva, jogando conversa fora (quase sempre de EaD) em bares flutuantes nos rios do Amazonas. Hoje, posso dizer que tenho um grande amigo e uma grande editora.
A Novatec já tinha publicado dois títulos sobre o Second Life, quando aceitou em 2007 prontamente publicar Second Life e Web 2.0 na Educação, de minha autoria. Era um momento de frisson em relação ao Second Life, mas o livro sobrevive até hoje, independente da plataforma. Assim como o Robson, ela foi visonária. Visionários, aliás, antes de mim. Aqui você tem a alquimia da visão. Um empurrão para o futuro. Uma degustação.
Aproveite. Conversaremos daqui a alguns anos sobre tudo isso, e, com certeza, nos lembraremos do Robson, do livro e da Novatec. Independente do Second Life ou do Moodle, o tema é educação.
Até lá!
João Mattar
FONTE: http://blog.joaomattar.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário