segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Websdesign

 

Enquanto estava a busca de material didático para contextualizar uma apresentação e sobretudo em meus estudos para prova de Mestrado, deparei com um texto surpreendente e fantástico de Alex Primo em seu Blog. Vejam parte do texto e caso queiram lê-lo por completo acessem o link que disponibilizei e mesmo acessem o blog que está na minha lista de blogs.

O webdesign perdeu sua graça

22, setembro de 2010
Por Alex Primo
Editor

O embate entre Apple e Adobe sobre o Flash já foi muito discutido na mídia especializada em tecnologia e nos papos entre geeks, designers e programadores. Com o suporte ao Flash em celulares com Android, o debate parece ganhar nova força. Para o internauta comum, contudo, a briga entre Flash e HTML 5 não parece ter qualquer importância. O que ele realmente quer saber é quando a web ficará mais interessante. Com exceção de sites de nicho, que abusam de interação e criatividade, os portais e páginas mais visitadas da web andam muito parecidos. Mudam as cores, os logos, mas o resto segue um padrão já cansativo.
É como se algumas regras e procedimentos tenham atingido um consenso estável, quase uma garantia de sucesso. E quando alguma coisa muda, todos os sites mudam juntos. Ontem as abas dominavam a navegação, hoje os grandes menus passam a tomar conta das interfaces. Sim, padrões são importantes, pois oferecem uma sensação de familiaridade que facilita o uso dos sites. Mas isso não deveria ser sinônimo de “mesmice”.
Com acesso direto a fontes primárias e a farta disponibilidade de informações e imagens, o conteúdo da web foi também ficando igual. Desde portais, sites noticiosos até blogs (que deveriam oferecer a crítica não convencional) vêm oferecendo informações muito parecidas. No Brasil, muitos blogs populares se resumem a traduzir matérias da imprensa internacional. Jornais online também compartilham a mesma estrutura visual e oferecem textos convencionais.


FONTE: http://www.interney.net/blogs/alexprimo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário