A POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA CONTEMPORANEIDADE
Ana Paula Moura da Silva (UNEAL / SENAI-AL)
Israel Silva de Macêdo (SENAI-AL, UNIAFRA, FRM)
Resumo
Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a atuação do pedagogo na contemporaneidade, como forma de compreender a sua contribuição em outros contextos. Através desta investigação busca-se conhecer como se efetiva a prática do pedagogo no âmbito empresarial, remetendo-se a sua abrangente atuação, reconhecida legalmente em 2006, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia. Trata-se ainda de suscitar uma reflexão sobre a formação deste docente como forma de contribuir para sua inserção em espaços não-escolares. Pretende-se tornar conhecida à influência da pedagogia e das estratégias educacionais no desenvolvimento do indivíduo em variados contextos de atuação. O objetivo principal deste estudo é conhecer o papel do pedagogo no ambiente empresarial, destacando especialmente como acontece a sua intervenção na formação do indivíduo, mais especificamente na formação profissional presente no ambiente de trabalho, ou seja, nas organizações empresariais. Esta pesquisa foi realizada através de análises bibliográficas e documentais, utilizando-se a metodologia qualitativa, baseado em autores como Ribeiro (2007), Holts (2006), entre outros. Assim, os resultados alcançados através desta análise confirmam a valiosa contribuição do pedagogo e das estratégias educacionais no âmbito empresarial por ser a educação um processo de influências relevantes, denominado aprendizagem, presente em diferentes espaços e por constituir-se num processo inerente à pedagogia e ao pedagogo.
Palavras-chave: pedagogo, formação, contextos de atuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário